Arara-azul do Pantanal na Pousada Piuval

Quem já veio à Pousada Piuval ou acompanha nossas redes sociais, com certeza já viu as maravilhosas Araras-Azuis que rondam por aqui. Elas são lindas e não tem quem não se encante. E é por isso que esse mês o artigo do nosso blog será especial, vamos falar um pouco sobre elas para que você possa conhecê-la melhor e se encantar ainda mais quando vier nos visitar. Nos acompanha na leitura?

Arara-azul 

As araras costumam habitar florestas situadas em regiões tropicais. No Brasil, podem ser encontradas no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica. Elas costumam viver em bandos e são aves monogâmicas, ou seja, formam casais para a vida toda. A arara fêmea coloca de 2 a 3 ovos por ano, que serão incubados por um período que gira em torno de 35 dias. Felizmente, são animais de vida longa, podendo chegar até os 60 anos de idade.

São aves muito bonitas e coloridas, por isso, são muito procuradas para serem animal de estimação. O comércio ilegal desses animais, que já existe há décadas, em conjunto com a degradação de seus habitats naturais, as colocou em risco de extinção. Não é a toa que, atualmente, as araras, principalmente a Arara-azul, têm sido utilizadas como espécies bandeiras, chamando atenção para causas ambientais que vão desde a conservação da própria espécie à conservação de todo seu ecossistema.

Arara-azul no Pantanal

Na região do Pantanal, 90% dos ninhos das araras-azuis são encontrados nas árvores de manduvi. Essas árvores, com tronco grosso e interior macio, facilitam a formação do ninho. Elas aproveitam pequenas cavidades que já foram abertas por pica-paus, cupins e até mesmo fungos, como também locais onde houve a quebra de um galho para aumentar a cavidade e depois forram com serragem, construindo assim o seu ninho. 

Além disso, no Pantanal elas têm se reproduzido em ninhos artificiais, confeccionados em caixa de madeira pelo Projeto Arara Azul.

Passeios de observação na Pousada Piuval

A Pousada Piuval oferece diversos passeios que possibilitam ver as araras-azuis, esses passeios são chamados de Passeio de Observação. Além disso, não será difícil estar sentado em nossa área externa e avistar um casal namorando nas árvores da Pousada. 

Saiba mais sobre esses passeios aqui

Gostou do artigo de hoje? Conta pra gente o que achou e se gostaria de saber mais sobre os animais da nossa região. Aproveita e já garanta sua reserva conosco, vamos adorar receber você e sua família por aqui.

Talvez você goste:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Rolar para cima
Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?