Capivaras: Os animais do Pantanal

Capivaras Os animais do Pantanal

Conheça a beleza da fauna do Pantanal com a Pousada Piuval

Estar no Pantanal é sempre emocionante, seja por poder observar a Mata Atlântica e todas as espécies nativas de plantas, flores e toda sua natureza, seja por poder descansar em um dos lugares mais incríveis do planeta, e até mesmo por ter a chance de ver de pertinho diversos animais selvagens da região. Se você sonha em passar uns dias assim, saiba que o Pantanal estará sempre de braços abertos para te receber, especialmente se você entende e respeita a imponência do destino.

Aqui você verá de tudo… onça-pintada, jacarés, centenas de espécies de aves, peixes, capivaras e muito mais. A verdade é que a fauna do Pantanal é riquíssima e digna de ser contemplada. 

Com este artigo daremos início a uma série sobre os animais do Pantanal. O intuito é que você saiba um pouco mais sobre as espécies habitantes aqui e, quando vir, já estará um pouco familiarizado. O animal que dá início a sério é a capivara. Vamos lá?

Capivara do Pantanal

Em tupi, o nome Kapi’wara significa “comedor de capim”. Esse é o maior roedor do mundo, adaptando-se também ao ambiente aquático, onde torna-se uma presa difícil para os demais predadores, já que é uma ótima nadadora.

As capivaras adultas pesam 50 kg em média, podendo chegar a 100 kg, seu comprimento vai de 106 a 134 cm e a altura de 50 a 62 cm. Sua pelagem é longa e grossa, marrom-avermelhada na parte superior e marrom-amarelada na parte inferior.  

As capivaras têm quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras, com membranas interdigitais, que ajudam a nadar. Assim como outros roedores, as capivaras têm um par de dentes incisivos na frente, que são usados para roer.

As capivaras têm o hábito aquático e, ao sentir qualquer perigo, se jogam na água, podendo ficar até 5 minutos debaixo d’água sem respirar. São animais herbívoros e se alimentam de capim, mas também podem se alimentar de brotos e frutos. 

Sua reprodução acontece uma vez por ano, e da gestação, que dura 16 semanas, nascem de um a oito filhotes.

As capivaras estão em quase toda a América do Sul, e em todo o Brasil. 

Pousada Piuval

Na Pousada Piuval há passeios de Observação que contemplam as Capivaras. Em caminhadas e trilhas serão facilmente avistadas. 

Acesse nosso site para saber mais.

Se animou em saber mais sobre os animais do Pantanal? Então continue acompanhando nosso blog, haverá muito mais.

Talvez você goste:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Rolar para cima

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.