Conheça a história de Poconé durante hospedagem na Pousada Piuval

Conheca a historia de Pocone durante hospedagem na Pousada Piuval

É comum que quem visite o Pantanal venha para conhecer os campos e observar de pertinho os animais selvagens, normalmente esses turistas chegam na pousada e só saem dela para esses passeios ecológicos, raramente um turista se interessa em conhecer a cidade, querem mesmo é viver uma verdadeira aventura no meio do cerrado. No entanto, podemos dizer que o centro histórico de Poconé tem suas particularidades e sua beleza e será uma delícia conhecer um pouco da história da nossa cidade, aliás, o Centro Histórico de Poconé foi tombado por sua importância cultural, portanto, a dica do post desse mês é para que você conheça a história de Poconé durante sua hospedagem na Pousada Piuval.
 

História de Poconé

O Centro Histórico de Poconé foi tombado por iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso. Desde 2007 a arquitetura do centro de Poconé é preservada por legislação estadual.

Casarios coloridos e antigos são um ótimo cenário para suas fotos. O centro de Poconé é tranquilo e muito bonito de se ver. 

O texto encontrado no site da Prefeitura de Poconé diz que o município brasileiro do estado de Mato Grosso situa-se a 100 km de Cuiabá. Poconé foi descoberta por Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, em 1777, após o ouro ter sido descoberto. Seu primeiro nome foi Beripoconé, nome proveniente de uma tribo indígena que habitava a região. Em 21 de janeiro de 1781, sob ordens de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, Antonio José Pinto de Figueiredo criou a Ata de fundação do Arraial de São Pedro d’El Rey. O nome Arraial de Beripoconé não foi usado pelo gentílico ser considerado bárbaro, derivando do gentio “habitou nesta paragem”.

Em 25 de outubro de 1831, o Decreto Geral do governo regencial criou o município, junto com seus limites políticos atuais, de Villa de Poconé, o último nome sendo uma modificação do nome original.

O de 1831, criou o município com a denominação de Villa de Poconé, voltando o nome antigo, pouco modificado. Neste decreto, ocorreu pela primeira vez a designação de limites em ato de criação de município em Mato Grosso. Em 1 de julho de 1863, Poconé recebeu o estatuto de cidade via Lei Provincial.

 

Atrações no centro de Poconé

Se você visitar Poconé em dia de festa, facilmente verá a atração dos Mascarados, uma dança tradicional e folclórica de Poconé. Com raízes indígenas, pela forma de apresentação que revelam os costumes dos índios e enriquecida pelos colonizadores espanhóis que aqui chegaram, os participantes são homens mascarados, usando chapéus com plumas, espelhos e outros enfeites, desempenhando função de damas e de galãs. A dança é composta por doze pares e três balizas (três galãs na frente do grupo de mascarados carregando o mastro). A dança é apresentada nos dias festivos do município e em feiras estaduais e nacionais.

Outra curiosidade e evento de Poconé é a Cavalhada, um dos maiores eventos culturais do estado de Mato Grosso. A Cavalhada de Poconé acontece todos os anos nas primeiras semanas de junho, durante as festividades alusivas a São Benedito. O evento é realizado na pista oficial, localizada na parte alta da cidade, apresentando uma batalha entre cavaleiros Mouros e Cristões que preservam a continuidade de uma tradição que ocorre há vários anos, sendo praticada desde a origem de Poconé.

São atrações que valem a pena conhecer dependendo da época que você visitar Poconé, afinal, conhecer um pouco mais da história de cidades do nosso Brasil é sempre uma delícia.

Você pode organizar seus dias durante sua hospedagem na Pousada Piuval para aproveitar nossa área de lazer e descanso nas acomodações, fazer os passeios no Pantanal e conhecer a vida selvagem dos campos pantaneiros e ainda pode conhecer um pouco da história dessa cidade que abriga tantas maravilhas. 

Topa? Depois conta pra gente o que achou!!

Talvez você goste:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Rolar para cima
1

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.