Gastronomia típica do Pantanal com a Pousada Piuval

Gastronomia tipica do Pantanal com a Pousada Piuval

Quando você decide visitar o Pantanal, você já sabe que vai encontrar muitos rios, peixes, jacarés, araras, capivaras e até onça-pintada, afinal, a vida selvagem pantaneira é famosa e muitos desejam conhecer. Mas quando o assunto é gastronomia, você sabe o que te espera? Ao reservar sua hospedagem em um hotel com pensão completa, no coração do Pantanal, você já sabe que as refeições estão garantidas, mas que refeições são essas? Como é a gastronomia típica do Pantanal? Neste post vamos te contar um pouquinho sobre os pratos regionais do Pantanal e te deixar com água na boca. Nos acompanha na leitura?

Gastronomia típica do Pantanal

Você sabia que o Pantanal tem mais de 250 espécies de peixes e quase 2 mil espécies de plantas identificadas? Como resultado, cozinheiras tradicionais da região preparam deliciosos pratos típicos, com muito sabor e, é claro, muita história. 

A culinária do estado de Mato Grosso tem influências da África, de Portugal, da Síria, da Espanha e dos indígenas. Com a migração dos últimos anos, a culinária também ganhou alguns pratos típicos de outras regiões brasileiras. Com isso, imagina só sentar ao pé do fogão enquanto uma cozinheira da região prepara um prato e conta histórias dos seus antepassados?

A gastronomia típica do Pantanal mistura o sabor dos peixes de água doce à tradição dos boiadeiros, paraguaios e bolivianos. O sabor da culinária regional é tão intenso quanto seu próprio bioma, proporcionando uma experiência única durante sua visita à região. 

Entre os pratos mais famosos estão o Arroz Carreteiro, preparado com arroz, carne seca e condimentos. O prato que parece ser tão simples é a principal refeição das comitivas pantaneiras que transportavam seus rebanhos de uma planície a outra. 

Outro prato indispensável é a Costelinha de Pacu, sendo servido como tira gosto, fritinho e muito crocante. Aliás, o pacu é um dos peixes mais presentes na mesa dos pantaneiros. 

Já ouviu falar no Macarrão de Comitiva? É uma adaptação do arroz carreteiro, feito com macarrão espaguete e carne seca. Prato tradicional dos peões que passam dias transportando gado na região. O macarrão oferece o carboidrato suficiente para os trabalhadores.

E não podemos deixar de falar do Caldo de Piranha, feito com o peixe cozido sem escamas e espinhas, batido em liquidificador até virar um creme. No fogo, a cozinheira adiciona temperos e refoga tudo. Vale mencionar que a piranha é considerada uma das predadoras de água doce mais vorazes.

Pousada Piuval

Na Pousada Piuval trabalhamos com o sistema pensão completa, proporcionando aos nossos hóspedes excelentes experiências quando estão sentados à mesa. Pratos regionais e preparados com muito carinho são servidos diariamente e você não pode deixar de experimentar. Visite nosso site e saiba mais.

Por fim, esperamos que você tenha a oportunidade de conhecer não só a gastronomia típica do Pantanal, mas toda a sua fauna e flora, temos certeza que você vai se apaixonar. Programe-se e venha!

Talvez você goste:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Rolar para cima
1

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.