Jacaré-do-pantanal: Animais do Pantanal

Jacare do pantanal Animais do Pantanal

Continuando a nossa série que conta mais detalhes sobre os animais do Pantanal (se você ainda não viu, dá uma conferida aqui) neste post vamos falar sobre o Jacaré-do-pantanal, um animal temido, mas que gera muita curiosidade em nossos hóspedes, talvez você não saiba, mas aqui na Pousada Piuval temos passeios que levam o pessoal em busca desses temidos répteis.  

Vamos saber mais sobre ele?! 

Jacaré-do-pantanal

O Jacaré-do-pantanal pertence ao grande patrimônio ecológico Pantanal, uma região caracterizada como ecossistema, habitada por inúmeras espécies da flora e da fauna, e que dão um show na natureza.

Dentre o imenso número de espécies que habitam o Pantanal, destaca-se o jacaré-do-pantanal, também chamado por jacaré-piranha, em razão dos seus pontudos e visíveis dentes, ainda que estejam de boca fechada.

Esta espécie de jacaré está presente na parte central da América do Sul, podendo ser encontrados desde o norte da Argentina até o sul da bacia Amazônica, no entanto, eles estão principalmente no Pantanal e em rios do Paraguai.

O jacaré-do-pantanal se alimenta principalmente de peixes e outros vertebrados aquáticos, além de invertebrados como caramujos e insetos, especialmente os jovens.

Conforme o tamanho da presa, o temido réptil pode a engolir por inteiro, e quando é maior do que a capacidade de abocanhar de uma vez, ele a segura pelas mandíbulas e a despedaça, para posteriormente se alimentar. Deu medinho, né?

Vale destacar neste post que os jacarés são ecologicamente importantes, afinal, eles fazem o controle biológico de outras espécies. Ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. É a tal da lei da natureza!

Também controlam a população de insetos e dos caramujos, que são transmissores de doenças como a esquistossomose. As fezes dos jacarés-do-pantanal servem de alimento para peixes e outros seres vivos aquáticos.

Sobre sua preservação, a espécie interage de uma forma intensa com todo o meio e qualquer degradação que possa causar um desequilíbrio no ambiente e à espécie. O jacaré-do-pantanal já esteve quase extinto, mas uma campanha efetiva de proteção reverteu a situação.

Atualmente, a população deles está dentro do padrão normal e a espécie não é classificada como ameaçada de extinção.

Passeios no Pantanal com a Pousada Piuval

A equipe da Pousada Piuval sente um prazer imenso em poder levar os hóspedes ao encontro desses e de tantos outros animais. Vale mencionar que todos os passeios no Pantanal são realizados com uma equipe de guias altamente capacitada, com segurança e respeitando os animais. 

Você pode ver mais sobre cada passeio em nosso site, bem como todos os detalhes da nossa localização, estrutura de hospedagem e outras curiosidades.

Vem conhecer o Pantanal, você vai se apaixonar!

Talvez você goste:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Rolar para cima
1

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.